25 DICAS PARA AGENTES DE VIGILÂNCIA PARTICULAR

Truques para um Detetive Particular, da Preparação de Vigilância para Equipamentos e Relatórios!

A vigilância é uma das práticas mais antigas e comuns em serviços investigativos. Mas se você está coletando informações protetoras sobre um assunto ou investigando um caso de fraude de seguro, a observação direta em tempo real continua sendo uma ferramenta útil para manter engraxado em sua caixa de ferramentas .

Embora a experiência seja a melhor maneira de melhorar suas habilidades de vigilância, você também pode aprimorar sua técnica estudando as táticas de agentes experientes. Abaixo, compilamos as técnicas de vigilância mais eficazes que aprendemos ao longo dos anos, para uso em investigações privadas e atribuições de inteligência protetora.

TÁTICAS

Se encaixe.

Como sua presença é percebida em seu ambiente alvo é a chave para o sucesso de sua vigilância. Criar a ilusão de que você pertence muitas vezes funciona melhor do que se esconder.

Não olhe, não olhe.

Não desista diretamente do assunto. Evite contato visual — seus olhos dirão ao alvo mais do que você gostaria. Lembre-se, mesmo que alguém olhe diretamente para você, isso não significa que eles te vejam. Mesmo se você acha que eles podem estar em você, não reaja; basta continuar “normalmente”. E você deve tentar evitar dirigir (ou caminhar) pela residência do alvo mais de uma vez por dia, a menos que seja absolutamente necessário.

Habite seu papel.

Prepare uma história simples explicando por que você está na área. Tenha adereços na mão que recuem sua história e seu caráter (como uma cadeirinha/brinquedos, cesta de roupa suja, coleira de cachorro, etc.). Não deixe nada à vista que dê seu verdadeiro propósito. Ter uma câmera, binóculos ou um caderno no painel são brindes mortos.

Dirija um veículo chato.

Você não precisa de uma van “Chester the Molester” ou “Free Candy” para trabalhar em casos de vigilância secreta. Uma van como essa fará com que todos os pais da vizinhança o vejam com desconfiança.

Na maioria dos ambientes, alugar um veículo comum como um Toyota Camry ou um Honda Civic fará com que você desapareça. Verifique a área com antecedência, ou até mesmo verifique as imagens do Google Earth, para ver que tipos de veículos são onipresentes na área, e alugue isso. Uma conta de negócios com um locatário de grande nome geralmente significa um carro padrão por US $ 20-US $ 30 por dia, o que vale a pena.

Memorize o mapa.

Familiarize-se com a área. Verifique as imagens do Google Earth para todas as rotas possíveis de e para o local. Isso ajudará você a escolher a melhor área de preparação possível — espero, um local que permitirá que você veja seu assunto saindo, independentemente da rota que ele tomar.

Se o reconhecimento inicial do site revelar que não há como cobrir todas as formas de entrar e sair, isso permite que você saiba que você precisará de mais de um veículo para fazer o trabalho.

Planeje uma chegada furtiva.

Pode ajudar a chegar ao ponto de vigilância durante as primeiras horas da manhã, para evitar ser visto estacionando o carro (e não saindo). Você também pode considerar ter alguém que te deixe, ou pedir que estacione o veículo para você e depois vá embora (deixando você lá em um carro que todos supõem que está vazio).

Lembre-se, normalmente não é a presença do investigador que chama a atenção – é o movimento.

Não mostre seu equipamento.

Ninguém mais usa uma câmera, então tirar fotos ou vídeos com um chamará a atenção. Em vez disso, considere usar seu telefone inteligente. Em alguns telefones (ou seja, iPhones), você pode usar o botão de volume para ativar o obturador.

Isso permite que você atire enquanto segura o dispositivo no ouvido, como se estivesse falando ao telefone – o que funciona muito bem. Além disso, existem aplicativos gratuitos que vão hora/data/GPS carimbar a foto ou vídeo.

Não seja assustador.

Tenha cuidado ao trabalhar em casos próximos a lugares como playgrounds, escolas ou em qualquer lugar que famílias e crianças se reúnem – você pode se encontrar cercado por alguns pais muito desconfiados e emocionais. Considere a legalidade de quem está em suas fotos e vídeos também.

Verifique seu assunto.

Realize uma investigação pré-vigilância e/ou leia todos os relatórios prévios sobre o caso. Faça uma lista dos lugares que seu alvo frequenta. Se você perder contato, vá para o local mais próximo da lista, e um que faça mais sentido para a hora do dia e da situação.

Torne o veículo alvo fácil de ver.

Encontre uma característica peculiar (adesivo, dano, etc.) do veículo que você está seguindo. Você também pode colocar um identificador, como um adesivo, no centro da luz traseira. Se em uma área de alto tráfego à noite, uma luz química ir afixada sob o veículo com um visualizador ir na mão funciona como um encanto.

Trabalhar em equipe.

Se você pode trabalhar como uma equipe masculina/feminina, é muito menos provável que você seja notado. Ninguém olha para casais, especialmente se eles estão de mãos dadas e flertando. Como um casal, tirar fotos do alvo fingindo tirar fotos um do outro é a coisa mais fácil do mundo.

Imagine o que acontecerá a seguir.

Seja especialmente proativo em vigilância móvel. Antecipe curvas, paradas e interferências de tráfego e considere sua posição de pista cuidadosamente. A melhor maneira de aprender essa habilidade é através da experiência ou de um passeio junto com um praticante experiente que verbaliza suas táticas enquanto trabalham.

Não quebre o foco.

Quando estiver, evite coisas que o distraiam do alvo, como Facebook, jogos de smartphone, palavras cruzadas, etc. Se você deve olhar para uma tela ou página, leve o item ao nível dos olhos para manter o alvo em sua visão periférica.

EQUIPAMENTO

Pré-vôo seu veículo.

Comece o dia com um tanque cheio de gasolina. Limpe todas as janelas e espelhos do seu veículo. O vidro limpo permite que você use seus espelhos para gravar vídeo, o que reduz o movimento e a exposição frontal. Se você tirar uma foto através de um espelho, certifique-se de notar isso em seu relatório.

Tenha uma câmera de alta qualidade.

Você precisará de uma câmera que possa tirar vídeo digital claro e fotos de 100 jardas – idealmente, data e hora carimbadas com selo GPS. Considere também uma câmera secreta, como uma caneta ou câmera de botão. Estes são úteis em pequenas áreas, como um restaurante.

Leve binóculos.

Binóculos ou monoculares são úteis para reduzir o uso da sua câmera.

Tome notas.

Um gravador de voz e um bloco de notas também são essenciais para manter notas cronológicas. Telefones inteligentes geralmente têm gravadores de voz, e você pode até mesmo falar suas notas sobre eles.

Traga uma muda de roupa.

Embale pelo menos um conjunto extra de roupas com um chapéu para que você possa trocar suas roupas e acessórios (chapéus, óculos de sol, etc.) durante toda a tarefa – especialmente se você teve contato próximo com o alvo. Planeje todas as condições climáticas.

Prepare-se para um longo dia/noite.

Embale muita comida e água e, claro, um sistema para se aliviar. Enquanto você ficar quieto, é improvável que você seja notado. Qualquer movimento, como dirigir e voltar ou sair do carro, provavelmente aumentará a curiosidade.

Verifique se há configurações e carga.

Verifique todos os dispositivos eletrônicos quanto à configuração adequada da data e hora e pilhas totalmente carregadas. Tenha uma variedade de baterias extras na mão.

Pegue luzes de neblina.

Um veículo com faróis de neblina é um grande trunfo. Isso lhe dá a opção de mudar o padrão do farol, o que pode reduzir as chances do sujeito identificá-lo ao longo da vigilância.

RELATÓRIOS

Considere seu público.

Escreva seu relatório para satisfazer o cliente e o usuário final – ou seja, o advogado do cliente.

Considere o estilo.

Escreva em terceira pessoa: “O investigador chegou…” E lembre-se, muitas pessoas nunca vão vê-lo, mas vai julgá-lo por como você escreve.

Organize materiais audiovisuais e visuais.

Inclua um registro de fotos que contenha:

  • Fotos de identificação do alvo
  • Fotos de todos os veículos envolvidos na investigação
  • Fotos de cada local que o alvo visita, incluindo endereços
  • Fotos de qualquer marca de identificação especial no alvo e no veículo(s)
  • Outras fotos úteis pertinentes à intenção de sua investigação
  • O vídeo pode ser referenciado e/ou incluído no relatório, incluindo fotos do vídeo, observando o tempo no segmento.

Chegar ao ponto e ficar lá.

Fique no tema em seu relatório e satisfazer a intenção do pedido. Se não for pertinente ao caso, não pertence ao relatório. Por exemplo, se for um caso de prejuízo de indenização do trabalhador, discuta como o prejuízo é consistente ou inconsistente com o comportamento e mobilidade atual do alvo e o fato de o alvo/requerente estar funcionando dentro ou fora dessas restrições em seu relatório.